Lusaka, Zâmbia (PANA) - Cinco ex-chefes de Estado africanos são esperados, na capital zambiana, Lusaka, para assistir aos festejos alusivos ao seu 95.º aniversário natalício do primeiro Presidente da Zâmbia, Kenneth Kaunda (de 1964 a 1991), previstos para 28 de abril corrente, soube a PANA de fonte oficial.
Trata-se de Joaquim Chissano (Moçambique), Bakili Muluzi (Malawi), Hassan Mwinyi (Tanzânia), Festus Mogae (Botswana) e Hifikepunye Pohamba (Namíbia).
De acordo com um comunicado da Embaixada da Zâmbia em Pretória, na África do Sul, a visita será organizada pelo Fórum Africano, que acolhe estes cinco líderes, entre outros, enquanto Chissano, atual presidente da organização, chefiará a delegação à Zâmbia.
O embaixador da Zâmbia na África do Sul, Emmanuel Mwamba, disse que a visita é um reconhecimento histórico e simbólico da contribuição de Kaunda para a libertação da África Austral.
Mwamba disse que a Zâmbia teve a honra de ver antigos chefes de Estado africanos visitarem Kaunda, que trabalhou arduamente para ajudar a libertar o continente.
É um prazer para a Zâmbia receber tais visitas, especialmente para Kaunda, que é reconhecido internacionalmente como um dos principais atores na libertação de África.
-0- PANA MM/AR/AKA/BEH/CJB/IZ 10abr2019