Agência Panafricana de Notícias

Cinco empresas mineiras suspeitas de exploração clandestina de ouro nos Camarões

Doualá, Camarões (PANA) - Cinco empresas não identificadas no ficheiro da exploração mineira no departamento de Lom e Djerem, no leste dos Camarões, são suspeitas de exploração clandestina de ouro, soube a PANA sexta-feira de fonte oficial em Doualá.

A delegada departamental das Minas de Lom e Djerem, Marguerite Ndeh, na província oriental dos Camarões, descobriu que cinco empresas não identificadas no seu ficheiro se dedicam pacificamente à exploração clandestina na locadalide de Bétaré Oya e nos seus arredores.

Ela fez esta descoberta durante um périplo efetuado por vários sítios mineiros da sua zona de competência.

Trata-se das empresas Gipo Mining, Ging Ma S.A., D’or de Lion, Danshang Ming e Fuhaï Ming que "não dispõem de nenhuma autorização prévia".

A delegada exortou-as a se conformarem rapidamente com as exigências regulamentares.

Ndeh denunciou igualmente o desrespeito, pelas empresas mineiras da sua jurisdição, das delimitações espaciais contidas nas suas autorizações de exploração.

"As empresas mineiras têm às vezes autorizações que transbordam as parcelas já concedidas e normalmente materializadas", afirmou.

A produção de ouro nos Camarões estima-se anualmente em cerca de 100 toneladas, das quais 90 porcento são vendidas no mercado negro.

-0- PANA NNM/AAS/SOC/FK/DD 22março2014