Agência Panafricana de Notícias

Cinco chefes de Estado africanos esperados na Trienal da ADEA no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Cinco chefes de Estado africanos confirmaram a sua participação na cerimónia de abertura da Trienal da Associação para o Desenvolvimento da Educação em África (ADEA) a iniciar-se esta segunda-feira em Ouagadougou, soube a PANA domingo na capital burkinabe junto dos organizadores desta reunião.

Trata-se dos Presidentes beninense, Boni Yayi; burkinabe, Blaise Compaoré; ivoiriense, Alassane Dramane Ouattara; rwandês, Paul Kagamé e togolês, Faure Gnassingbé.

Os organizadores esperavam igualmente domingo a confirmação da participação do chefe de Estado nigerino, Mahamadou Issoufou, na Trienal da ADEA que terá como tema principal « Promover os Conhecimentos, Competências e Qualificações Críticas para o Desenvolvimento Sustentável de África : Como Conceber e Edificar uma Resposta Eficaz dos Sistemas de Educação ».

Cerca de 800 participantes, dos quais 60 a 70 ministros africanos, tomarão parte de segunda a sexta-feiras nos diferentes trabalhos da Trienal da ADEA.

Um dia foi consagrado sábado ao diálogo e à concertação com a diáspora sobre as diferentes problemáticas da educação em África.

No termo das discussões, os representantes da diáspora e os atores da educação fizeram aos decisores políticos uma série de recomendações que vão ser apresentadas segunda-feira na abertura da Trienal.

-0- PANA SEI/TBM/FK/TON 12fev2012