Cinco alunos contaminados por coronavírus no Togo
Lomé, Togo (PANA) - Cinco alunos foram contaminados pelo coronavírus (covid-19) quinta-feira no Togo, anunciou em Lomé a Coordenação Nacional de Resposta à Gestão desta doença.
Quatro destes alunos, disse a Coordenação, fazem parte duma onda de viajantes testados positivos, incluindo dois em Mango e dois em Cinkassé, duas cidades no extremo norte do país, em direção à fronteira com o Burkina Faso.
Todos os quatro alunos com resultados positivos tinham regressado da viagem, de acordo com o coronel médico Mohaman Djibril, coordenador desta unidade de resposta à pandemia.
Acrescentou que estes jovens testaram positivos muito antes do reinício das aulas, a 15 de junho corrente.
Quatro destes estudantes, disse, fazem parte da onda de viajantes que deram positivo, incluindo dois em Mango e dois em Cinkassé, ambas cidades no extremo norte do país, em direção à fronteira comum com o Burkina Faso. Todos os quatro estudantes com resultados positivos tinham regressado da viagem.
O quinto detetado em Lomé contraiu o vírus junto destes pais doentes da covid-19, sendo uma das pessoas contactos diagnosticada como positiva.
Esta informação causou pânico entre alunos e encarregados da educação, que temem outras contaminações no ambiente escolar.
No Togo, as aulas retomaram a 15 de junho corrente, apenas para alunos de turmas sujeitas às provas de fim do ano letivo 2019-2020, mas com o estrito respeito pelas medidas de barreira, nomeadamente o uso de máscaras e uma distância de pelo menos um metro nas cadeiras.
O país contabliza, até ao momento, ou seja, quarta-feira, 24 de junho, 583 casos confirmados, dos quais 177 ativos (em tratamento), 392 recuperados e 14 óbitos.
-0-PANA FAA/BEH/DIM/DD 26junho2020