Cimeira África-França marcada para 3 e 4 de junho
Tunes, Tunísia (PANA) – A terceira cimeira África-França vai decorrer de 3 a 4 de junho próximo, em Bordeus (França), sob o lema “Mudar as Cidades e Territórios para Mudar a Vida”, anunciou quinta-feira o embaixador francês na Tunísia, Olivier Poivre d'Arvor.
O diplomata francês explicou durante uma entrevista com a imprensa que a cimeira África-França é um evento económico regular já organizado, em 2013, na capital francesa (Paris), e em 2017, em Bamako (Mali).
Perto de 50 Estados estarão presentes nesta cimeira, além dos 15 mil participantes entre os principais atores económicos de África e da Europa, que vão trocar experiências em vários domínios.
Dezenas de edis tunisinos são igualmente esperados nesta cimeira que terá também uma dimensão política, já que haverá projetos dedicados ao setor público, explicou o embaixador francês.
Apesar dos esforços desdobrados pela Tunísia para penetrar os mercados africanos, os dados registados não estão à altura das expetativas, comparados ao nível das trocas entre a Tunísia e a União Europeia, estimada em 70 porcento, disse, considerando que a Tunísia necessita de França para se abrir aos mercados africanos.
A cimeira vai tratar assuntos que preocupam as cidades africanas e francesas para encontrar soluções práticas sobre desenvolvimento inclusivo das cidades, refere o site da Embaixada de França, na Tunísia.
Enquanto os demógrafos estimam em um bilião de habitantes a população das cidades africanas, em 2040, o Banco Mundial avaliou as necessidades do continente em infraestruturas urbanas em 90 biliões de dólares anualmente, afirmando que é necessário construir quatro milhões de alojamentos cada ano para colmatar o défice de habitações urbanas.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/IZ 14fev2020