Agência Panafricana de Notícias

Cimeira de Chefes de Estado da EAC na Tanzânia

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) – A XII Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado da Comunidade da África Oriental (EAC) deveria iniciar-se esta quarta-feira em Arusha, no norte da Tanzânia, com vista a examinar a questão da adesão do Sudão do Sul à organização sub-regional.

A análise do pedido da adesão do Sudão do Sul está inscrito na agenda da cimeira dos Chefes de Estado que teriam finalmente decidido esperar o fim do conflito atual neste país, segundo um responsável do Secretariado da EAC.

O Sudão do Sul pediu para ingressar na EAC pouco após a sua ascensão à independência em 2011.

Em agosto do ano passado, o Conselho de Ministros da EAC deu o seu aval às negociações sobre o pedido do jovem Estado sul-sudanês.

Atualmente, a EAC agrupa o Quénia, a Tanzânia, o Uganda, o Rwanda e o Burundi com uma população total estimada em 135 milhões e 400 mil habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de 84 biliões 700 milhões de dólares americanos.

A cimeira vai igualmente refletir sobre um relatório do Conselho de Ministros da EAC sobre mecanismos de financiamento alternativos para o bloco, bem como um programa e um plano de ação para a criação duma federação política.

-0- PANA AR/SEG/FJG/JSG/FK/TON 30abril2014