Agência Panafricana de Notícias

Cimeira da bacia do Lago Tchad e Benin prossegue em Niamey

Niamey, Níger (PANA) – A cimeira dos chefes de Estado e de Governo dos países-membros da Comissão da Bacia do Lago Tchad (CBLT) e Benin entrou quarta-feira no segundo dia dos seus trabalhos consagrados à situação de segurança no espaço comunitário.

A agenda do encontro é dominada pela apreciação de recomendações de peritos adotadas pelos ministros da Defesa dos países-membros da Comissão e Benin que estiveram reunidos segunda-feira também na capital nigerina para preparar a conferência de Niamey.

Na altura, o ministro nigerino da Defesa Nacional, Karidjo Mahamadou, indicou que o encontro de Niamey será aproveitado para "deitar um olhar crítico e responsável sobre os eventos em curso na Bacia do Lago Tchad, que ameaçam a paz e a segurança de nossas populações ".

Segundo ele, as reuniões anteriores permitiram lançar as bases do reforço das capacidades operacionais da força comum dos países-membros da CBLT, mas tendo presente que estes
progressos "não aniquilaram completamente os do inimigo comum e fazem ainda acreditar que há insuficiências a colmatar.

"Devemos (..) ir mais longe e rapidamente (...), pois as insuficiências organizacionais da nossa força devem ser preenchidas com a vontade exibida de todos", sugeriu Karidjo Mahamadou, considerando que "os sofrimentos da populações do Lago Tchad nos interpelam e nos ordenam a agir com a celeridade requerida. "

Também convidou todos os atores de segurança a olhar na mesma direção para melhor combater o perigo que ameaça o ambiente comum.

Neste sentido, recomendou, a Força Multinacional da CBLT deve estar operacional a muito curto prazo.

-0- PANA SA/JSG/DIM/IZ 08out2014