Agência Panafricana de Notícias

Cimeira da União Europeia sobre imigração africana em Bruxelas

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Uma reunião dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) decorreu esta quinta-feira em Bruxelas com, como pano do fundo, a imigração africana,
segundo um comunicado oficial transmitido à imprensa.

O encontro visa avaliar as parcerias direcionadas sobre a imigração com cinco principais países africanos donde partem migrantes com destino à Europa, designamente o Mali, o Senegal, o Níger, a Nigéria e a Etiópia, lê-se na nota.

As parcerias direcionadas visam conter os fluxos migratórios provenientes destes países, de acordo com o mesmo documento que se refere a um relatório apresentado pela Itália.

Segundo o relatório, de janeiro a novembro de 2016, dos migrantes que chegaram à Itália 35 mil e 996 vieram da Nigéria, 20 mil e duas pessoas da Etiópia, 12 mil 550 da Guiné Conakry, 11 mil 425 da Côte d’Ivoire, 11 mil 138 da Gâmbia, nove mil 548 do Senegal, nove mil 305 do Mali, nove mil 219 do Sudão e sete mil e 65 da Somália.

Os líderes europeus devem nomeadamente adotar um plano de ajuda financeira a estes países para lhes permitir reterem, no local, candidatos à emigração, especialmente com projetos criativos de empregos.

Os migrantes africanos chegam à Europa embarcando na Líbia para atravessar o Mediterrâneo a bordo de embarcações obsoletas pondo em risco as suas próprias vidas, alertaram.

Por outro lado, os líderes europeus devem adotar um orçamento para financiar programas de formação dos guardas costeiros líbios na Europa.

-0- PANA AK/JSG/IBA/FK/DD 15dez2016