Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A cimeira virtual extraordinária dos chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) recomendou, segunda-feira, a demissão dos 31 deputados malianos cuja eleição é contestada e do líder parlmantar, revelou o chefe de Estado ivoiriense, Alassane Ouattara.
"Congratulo-me com as fortes recomendações feitas nesta segunda-feira, durante a cimeira extraordinária da CEDEAO, para uma rápida saída da crise no Mali, nomeadaemnte a demissão dos 31 deputados cuja eleição é contestada, a rápida recomposição do Tribunal Constitucional ", escreveu Ouattara numa mensagem.
A cimeira propôs igualmente a instauração de um Governo de Unidade Nacional com a participação da sociedade civil e uma comissão de inquérito para determinar a responsabilidade pela violência que abalou o Mali durante o mês de julho.
o presidente do Parlamento, uma rápida recomposição do Tribunal Constitucional e o rápido estabelecimento de um Governo de União Nacional com a participação da oposição e da sociedade civil, indicou o atual presidente da CEDEAO n o seu discurso de encerramento.
"Exorto os Malianos a tudo fazerem para preservar a estabilidade e a paz no seu país", sublinhou o Presidente da Côte d'Ivoire.
-0- PANA TNDD/BEH/MAR/IZ 27julho2020