Agência Panafricana de Notícias

Cimeira CEDEAO-Brasil aberta em Cabo Verde

Ilha do Sal- Cabo Verde (PANA) -- A primeira cimeira entre a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e o Brasil iniciou-se este sábado na ilha do Sal, em Cabo Verde, com o objetivo de reforçar as relações culturais e económicas entre os dois parceiros.
O encontro, cuja iniciativa partiu do Governo de Cabo Verde, foi precedido sexta-feira por uma reunião dos líderes da CEDEAO.
O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, encabeça a delegação do seu país nesta reunião de um dia na qual participarão 10 chefes de Estado da CEDEAO e os outros membros far-se-ão representar.
De acordo com o presidente da Comissão da CEDEAO, James Victor Gbeho, além do reforço dos laços económicos e culturais entre o Brasil e a organização oeste- africana, esta cimeira será igualmente a oportunidade de homenagear o Presidente brasileiro pelos seus esforços de aproximar o seu país com África.
"O Brasil está ligado a África mais do que qualquer outra região.
Estão ligados pela história, pela cultura e pela geografia.
Existe igualmente uma forte população africana no Brasil.
Lula recordou-o", ressaltou o presidente da Comissão da CEDEAO.
Criada em 1975, a CEDEAO agrupa 15 Estados, nomeadamente o Benin, o Burkina Faso, Cabo Verde, a Côte d'Ivoire, a Gâmbia, o Gana, a Guiné-Bissau a Guiné- Conakry, a Libéria, o Mali, o Níger, a Nigéria, o Senegal, a Serra Leoa e o Togo.