Gaborone, Botswana (PANA) - O Presidente tswanês, Mokgweetsi Masisi, considerou "oportuna e coroada de êxito" a última cimeira do Grupo dos Países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) encerrada terça-feira, em Nairobi, numa altura em que organização se encontra numa encruzilhada.
Para o Presidente Masisi, o grupo deve encontrar as vias e os meios de se reposicionar para fazer face aos desafios do Mundo contemporâneo.
“É essencial para mim próprio, para os membros e os parceiros”, disse o líder tswanês durante uma conferência de imprensa organizada, em Gaborone, após o seu regresso da capital queniana.
A cimeira decorreu sob o lema "Um Grupo ACP Tranformado e Comprometido a favor do Multilateralismo".
Os Estados ACP estão preocupados com o "desenvolvimento sustentável nos países pobres que tentam negociar com um bloco europeu sólido".
"Os ACP querem reinventar-se para se tornar numa organização mais estruturada, a fim de responder aos desafios do Mundo multilateral”, disse o Presidente Masisi, que acrescentou que os desafios encontrados pelos seus membros necessitam de uma abordagem multilateral como fator de unificação.
-0- PANA MS/MA/NFB/IS/FK/IZ 11dez2019