Bamako, Mali (PANA) - Uma "Semana Artística, Cultural e Artesanal" realizar-se-á na cidade maliana de Kourémalé, fronteiriça da Guiné Conakry, de 21 a 28 de setembro de 2022, para favorecer a criação de uma federação Mali-Guiné, anunciaram organizadores do evento.
Falando em nome do comité organizador, o artista maliano de reputação internacional Salif Kéita pediu não apenas a solidariedade entre o Mali e a Guiné, mas também uma federação dos dois países, a fim de promover esta iniciativa.
"É para mim a oportunidade para contribuir para a realização deste objetivo”, regozijou-se o artista maliano.
Segundo ele, tratar-se-á de reunir, em Kourémalé, quer do lado maliano quer do lado guineense, atores da cultura mandinga, através de uma série de atividades, nomeadamente concertos, galas, feiras de exposição de produtos da medicina tradicional, bebidas locais e o artesanato.
No termo desta semana, os organizadores pretendem mobilizar as populações malianas e guineenses para uma união sagrada em torno de um único Estado, sublinhou Salif Kéita.
Depois de ter feito a génese do Mali e da Guiné, Harouna Barry, conselheiro arttistco de Salif Kéita, afirmou que os dois países são "dois pulmões num mesmo corpo."
A semana artística, cutural e artesanal é uma iniciativa privada mas que envolve os dois países, precisaram os organizadores.
-0- PANA GT/JSG/FK/DD 24agosto2022