Cidade maliana de Kita acolhe 2ª edição do Festival de Algodão
Bamako, Mali (PANA) - A cidade de Kita, na província maliana de Kayes (oeste) albergará, em princípio, de 26 a 29 de novembro de 2020, a segunda edição do Festival de Algodão a decorrer sob o lema “O Desafio da Transformação Local de Algodão, Fonte de Criação de Empregos e Redução da Emigração Irregular”, soube a PANA esta quinta-feira junto dos organizadores.
Promovido pela Associação de Jovens para a Valorização do Algodão (AJVC), este festival visa fazer de Kita um destino ecoturístico, uma encruzilhada pan-africana de jovens quadros, empresários, investidores interessados pelo setor do algodão.
De acordo com os organizadores, o encontro prevê um espaço feira/exposição, uma caravana de sensibilização contra a extração artesanal de ouro e a emigração irregular, visitas às zonas turísticas, concursos de vernissage, formação sobre o empresariado agrícola, gala cultural, desfile de moda e reuniões de negócios, com parcerias comerciais nos domínios dos produtos e das tecnologias inovadoras.
Este festival também será um lugar de promoção dos jovens talentos, nomeadamente alfaiates e estilistas da província de Kayes que atuam no artesanato têxtil e manequins locais, de acordo com os organizadores.
Este encontro permitirá também reunir condições ótimas, favoráveis para o desenvolvimento, a promoção e a valorização do algodão, acrescentam.
Lembre-se que a zona de Kita é reputada pela cultura de algodão no Mali bem como o sul do país. Mais de quatro milhões de Malianos vivem da cultura de algodão, num país que representa um dos maiores produtores de algodão, em África.
-0- PANA GT/IS/SOC/FK/IZ 09julho2020