Cidade líbia de Gharyan sob controlo das forças governamentais
Tripoli, Líbia (PANA) - A cidade líbia de Gharyan (80 quilómetros a sudeste de Tripoli) está sob o controlo, desde domingo último, das Forças Armadas sob a tutela do Governo de Unidade Nacional, soube a PANA de fonte oficial.
Isto aconteceu após confrontos que prosseguiram durante horas, domingo último, na sequência de um ataque protagonizado por um grupo armado que tinha assaltado a cidade antes de ser expulsa dela.
A calma regressou à cidade esta segunda-feira pesem embora oito mortos e 27 feridos registados, todos em estado estável, evacuados maioritariamente para a cidade de Tripoli, segundo a mesma fonte.
Domingo último de manhã, a urbe em causa foi palco de confrontos com armas médias e pesadas, ocorridos em ruas, após uma força filiada em Adel Daab, apoiado por grupos militares no interior da cidade, ter lançado um ataque contra esta e tomado controlo das posições da Brigada instalada nela e do Dispositivo de Apoio à sua Estabilidade.
Por sua vez, o primeiro-ministro do Governo de Unidade Nacional, Abdulhamid Al Dbaiba, cumulativamente ministro da Defesa, ordenou a formação de uma Sala Comum que agrupe vários órgãos de segurança e militares para dissuadir aquilo que descreve como grupos de assaltantes em Gharyan.
No seu decreto, Al Dbaiba indicou que o organismo formado e designado "Gabinete de Operações Conjuntas para a Defesa da região do Oeste e Sudoeste" que compreende sete brigadas, oito batalhões e 12 agências militares e de segurança, dirigidas por Abdassalam Zoubi, coadjuvado por um oficial da 444.ª Brigada da Segurança Pública e por um representante de cada unidade.
A situação atual é muito estável na cidade, e unidades de segurança estão desdobradas maciçamente nela sob a tutela desta estrutura, segundo a mesma fonte.
-0- PANA BY/IS/DD 30out2023