Agência Panafricana de Notícias

Cidade congolesa de Goma sob controlo total de rebeldes do M23

Kigali, Rwanda (PANA) – A cidade do Goma, capital da província do Kivu-Norte, no leste da República Democrática do Congo (RDC), está sob o controlo total dos rebeldes do M23, exceto alguns bairros periféricos, relataram esta terça-feira vários correspondentes da imprensa na região.

Após os violentos confrontos que opuseram desde a semana passada os insurretos do M23 (Movimento de 23 de Março) às forças fiéis congolesas apoiadas pela Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização na RD Congo (MONUSCO), os rebeldes entraram muito cedo esta terça-feira na cidade (de Goma) depois de tomar o controlo do aeroporto desta província, indicou a Rádio Rwanda.

"As tropas governamentais (congolesas) fugiram, outros renderam-se depois de depor as armas (…) O M23 controla atualmente o terreno depois de expulsar os elementos da Guarda Presidencial congolesa", acrescentaram as mesmas fontes.

Interrogado pela PANA, um alto responsável do Exército rwandês recusou-se a confirmar esta informação, afirmando, no entanto, que pelo menos dois civis rwandeses foram mortos por balas perdidas no território rwandês a partir da RD Congo.

"Trata-se sim de uma provocação, e estamos a avaliar outros danos causados por estes disparos", declarou o porta-voz do Exército rwandês, o brigadeiro Joseph Nzabamwita.

-0- PANA TWA/JSG/IBA/FK/IZ 20nov2012