Cidade capital do Uganda regista nove novos casos de Ébola
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou terça-feira para a importância de busca de contactos a fim de conter a propagação da doença a partir do Uganda.
A OMS lançou este alerta numa altura em que o Uganda registou nove novos casos positivos de Ébola, precisamente na sua cidade capital, Kampala, elevando a 14 o total destas infeções conhecidas nos últimos dois dias no país.
Mais nove pessoas na região metropolitana de Kampala testaram positivo a Ébola domingo último, além de mais duas assinaladas dois dias antes, disse segunda-feira a ministra ugandesa da Saúde, Jane Ruth Aceng, na sua conta twitter, publicada no website da Organização das Nações Unidas (ONU).
No total, autoridades de saúde do Uganda confirmaram 75 casos de Ébola, desde 20 de setembro último, incluindo 28 mortes, exceto casos prováveis da doença.
De acordo com uma contagem feita a 19 de outubro corrente, a OMS registou 60 casos confirmados e 20 prováveis, com 44 mortes e 25 pessoas curadas.
Para o Escritório Regional da OMS para África, os novos casos de Ébola em Kampala mostram uma melhoria em termos de busca de contactos e de outras regiões críticas.
"Isso leva à deteção de novos casos", disse a mesma fonte num twitter, prometendo apoiar autoridades de saúde do Uganda diante desta situação registada na cidade capital do país.
A OMS precisou que não há vacina comprovada contra a cepa sudanesa de Ébola, atualmente em circulação no Uganda.
Nestas condições, a busca de contactos é essencial para conter a propagação de doenças contagiosas como a Ébola, o vírus transmitido por contacto com fluidos corporais de uma pessoa infetada ou materiais contaminados.
Os sintomas incluem febre, vômitos, diarreia, dores musculares e, às vezes, sangramentos, alerta a OMS.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 25out2022