Agência Panafricana de Notícias

Cidade administrativa de Bamako batizada com nome de Kadafi

Bamako- Mali (PANA) -- A cidade administrativa de Bamako, onde vão funcionar os serviços de apoio ao primeiro-ministro, os ministérios e as maiores administrações centrais do Mali, foi baptizada terça-feira última com o nome do guia líbio, Muamar Kadafi, constatou a PANA no local.
Inaugurado terça-feira, à margem das comemorações do cinquentenário do Mali, este complexo, composto por 22 edifícios, estima-se em 53 biliões de FCFA (cerca de 108 milhões de dólares americanos) financiados pela Líbia.
"Ao batizar a cidade administrativa com o nome de Muamar Kadafi, o nosso país homenageia este grande amigo que tem uma afeção particular para o povo maliano", sublinhou o chefe do Estado maliano, Amadou Toumani Touré, durante a cerimónia de inauguração.
A Líbia já investiu no Mali mais de 200 biliões de FCFA (mais de 407 milhões de dólares americanos) em diversos setores de desenvolvimento, tais como a agricultura, com o ordenamento em curso de 100 mil hectares na zona do Escritório do Níger (centro), o artesanato, a construção em curso de um hotel em Bamako e de um outro em Tombouctou (norte).
A Líbia projeta ainda realizar outros projetos, nomeadamente a construção em Bamako de duas torres gêmeas, uma base naútica, uma aldeia artesanal e escolas.