Agência Panafricana de Notícias

Cidadãos da CEMAC isentos de visto para entrar no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - Os cidadãos da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC) já não necessitarão de vistos para entrar no Congo em estadas não superiores a três meses, segundo uma circular do Ministério congolês do Interior transmitida esta segunda-feira à PANA.

"Todo cidadão de um dos Estados-membros da CEMAC detentor dum passaporte biométrico ordinário, de serviço ou diplomático válido já não será submetido à obrigação de visto de entrada ou de autorização de saída para qualquer estada na República do Congo que não ultrapasse os 90 dias", precisa a circular.

O Congo põe assim em prática as disposições do Ato Adicional da CEMAC de 25 de junho de 2005 relativo à livre circulação no espaço comunitário CEMAC, tornando-se no quarto país da zona CEMAC a aplicá-lo depois do Tchad, da República Centroafricana e do Gabão.

Em 2013, os seis países-membros da CEMAC, Camarões, República Centroafricana, Congo, Gabão, Guiné Equatorial e Tchad assinaram um acordo sobre a livre circulação que nunca foi aplicado, devido à recusa da Guiné Equatorial e do Gabão, que receavam uma imigração em massa e não controlada.

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 30out2017