Cidadão nigeriano detido por tráfico de cocaína no Mali
Bamako, Mali (PANA) - Um cidadão nigeriano identificado como Jude Ezeh, encontrado com 500 gramas de cocaína pura, na barriga, no valor de 50 milhões de francos CFA (85 mil 508 dólares americanos), foi detido sexta-feira pela Alfândega maliana à entrada de Bamako, soube a PANA este domingo de fonte aduaneira.
O suposto traficante provinha de Conakry (Guiné) e contornou via normal, pois as fronteiras estão oficialmente fechadas, e pretendia chegar à Nigéria para entregar a sua mercadoria ilícita.
Informada por cidadãos, a Alfândega maliana seguiu o Nigeriano, a partir da fronteira até à entrada na capital maliana, onde ele foi detido com a barriga cheia de droga.
"O teste realizado pelos serviços técnicos das Alfândegas revelou que o homem transportava a cocaína pura. Ele pretendia fazer passar o seu carregamento ilícito de Conakry para a Nigéria, atravessando o Mali”, confirmou um agente dos serviços aduaneiros, que precisou que o transgressor está consciente da gravidade dos factos que lhe são imputados.
O traficante foi colocado à disposição da justiça maliana enquanto se aguarda pelo seu julgamento, precisa a mesma fonte.
Esta apreensão coincidiu com a celebração do Dia Internacional da Luta contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas (26 de junho), no Mundo inteiro, para trabalhar contra a utilização destes produtivos nocivos para a saúde, lembre-se.
-0- PANA GT/BEH/FK/IZ 28junho2020