Agência Panafricana de Notícias

Cidadão britânico julgado por venda de cheques falsos na Gâmbia

Banjul- Gâmbia (PANA) -- O cidadão britânico Michael Gerald Sheehy foi apresentado terça-feira ao juíz Sagarr Jahateh do tribunal de primeira instância de Kanifing, na Gâmbia, por alegada emissão de cheques de viagem falsos apesar de o acusado alegar inocência.
Segundo a acusação, de 19 a 27 de Janeiro último, Sheehy vendeu à agência de Westfield do banco Standard Chartered Bank, em Banjul, entre mil 800 e três mil libras esterlinas em cheques de viagem, ou seja 190 mil 420 dalasis (moeda local), sabendo que os mesmos eram falsos.
Entre 19, 20, 27 e 29 de Janeiro passado, o suspeito teria vendido a uma outra agência do mesmo banco em Kairaba, também na capital gambiana, cheques de 200, mil e 800, dois mil e 500 e quatro mil 500 libras esterlinas num valor total equivalente a 312 mil 774 dalasis.
O procurador Yaya Fadera opôs-se à liberdade provisória do acusado, sustentando que o caso estava ainda sob investigações e que a sua soltura sob caução poderia perturbar o inquérito.
Por seu turno, o advogado de defesa Babou Conteh, declarou ao tribunal que o delito de que o seu cliente foi acusado o permitiria beneficiar da liberdade provisória contrariamente aos crimes capitais.
Conteh convidou o tribunal a conceder a liberdade provisória ao seu cliente, e o seu pedido foi aceite pelo juíz Jahated contra o pagamento de uma caução de 300 mil dalasis.