Cidadão brasileiro detido no aeroporto de Bujumbura por posse de heroína
Bujumbura, Burundi (PANA) – A Polícia burundesa anunciou quinta-feira a detenção do cidadão brasileiro Gilberto Fábio, à sua chegada ao aeroporto internacional de Bujumbura, na posse de três quilogramas de heroína estimadas em 360 mil euros.
A mercadoria estava dissimulada em pequenos pacotes numa embalagem de aspirador para uso doméstico, revelou o porta-voz da Polícia burundesa, Pierre Nkurikiye.
Com Fábio foram também detidos Maris Akmis, como suposto cúmplice proveniente da Grécia, e os presumíveis traficantes burundeses Juma Nahimana e Radjabu Ndayisenga, segundo ainda o responsável policial.
A população foi convidada a desconfiar de alguns expatriados tidos como “criminosos notórios sob capa de atividades humanitárias”, no Burundi.
O Código Penal burundês pune com 10 a 15 anos de prisão aquele que ilegalmente "produzir, importar, fabricar ou exportou drogas”.
As penas são dobradas "quando os factos são cometidos em grupo organizado”.
O Burundi é considerado como uma das principais placas giratórias para o tráfico de droga, na sub-região dos Grandes Lagos africanos.
As redes que fornecem heroína ao Burundi vão da Ásia à Europa, passando pela África, segundo dados oficiais, em Bujumbura.
O principal centro neuropsiquiátrico de Bujumbura é ilustrativo das consequências desastrosa do consumo de drogas diversas, no país, e recebe dependentes jovens em idade geralmente precoce (18 a 25 anos) saídos na sua maioria de meios ricos da capital burundesa.
-0- PANA FB/JSG/MAR/IZ 28março2019