Agência Panafricana de Notícias

Cidadão alemão procurado pela Interpol detido em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – Um cidadão alemão procurado pela Organização Internacional da Polícia Criminal (Interpol), foi detido no Porto da Praia a bordo de um veleiro e aguarda decisão sobre o seu processo de extradição sob termo de identidade e residência, soube a PANA, quinta-feira, na capital cabo-verdiana de fonte judicial.

O cidadão alemão, que era procurado pela Interpol há seis anos, é suspeito de mais de 30 crimes de burla qualificada, fraude e suborno no seu país.

Segundo a edição online do jornal cabo-verdiano "A Semana" de 1 de abril corrente, na posse do indivíduo, de 48 anos e cuja identidade não foi revelada, foram encontradas duas armas de fogo, munições e cerca de 727 milhões euros em dinheiro, mas posteriormente este montante foi desmentido e reduzido para 727 mil euros.

A menção desta quantia astronómica na posse do detido levou muita gente a pensar que a notícia era uma brincadeira do Dia das Mentiras, em que tradicionalmente a imprensa costuma divulgar notícias bombásticas e que depois se verificam serem falsas.

O jornal voltou esta quinta-feira a referir-se ao assunto e desta vez fazendo referência à apreensão de uma quantia em dinheiro equivalente a mais de 80 milhões de escudos (cerca de 727 mil euros).

As mais recentes informações sobre este caso dão conta que o cidadão alemão está agora impedido de sair do país e de se aproximar do veleiro, devendo igualmente entregar todos os seus documentos pessoais às autoridades judiciárias.

Enquanto aguarda a decisão sobre o seu processo, o cidadão alemão deve se apresentar todos os dias na esquadra da Polícia Nacional em São Vicente, onde reside há mais de cinco anos com a mulher (cabo-verdiana) e três filhos.

O dinheiro apreendido deve ser depositado no banco central e as armas na Polícia Judiciária, enquanto o processo passa pelos seus trâmites normais no Tribunal da Praia.

O cidadão alemão teria sido detido por volta das 19 horas locais do passado sábado a bordo do seu veleiro que estava fundeado no Porto da Praia, no regresso de uma viagem à Argentina e ao Brasil.

-0- PANA CS/TON 03abril2014