Kigali, Rwanda (PANA) – Uma tempestade de chuva que caiu no Rwanda, segunda-feira, provocou deslizamentos de terras e matou quatro pessoas, fazendo 13 feridos graves, confirmou terça-feira um alto responsável do Governo à PANA, em Kigali.
O secretário permanente do Ministério da Gestão das Catástrofes e Refugiados, Olivier Kayumba, declarou que os distritos mais afetados são Gasabo e Kicukiro, na cidade de Kigali, Gakenke e Gicumbi na província do Norte e Rusizi, Rutsiro e Ngororero, no oeste e Gisagara no sul do país.
No oeste do Rwanda, cinco cabeças de gado foram mortas, 42 casas destruídas e estradas danificadas, segundo algumas informações.
Chuvas moderadas a fortes deveriam continuar a cair, terça-feira em várias regiões do Rwanda, segundo a Agência Meteorológica do Rwanda.
As estatísticas do Ministério da Gestão de Emergências (MINEMA) mostram que 70 pessoas morreram em todo o país entre janeiro e setembro de 2019, devido a catástrofes naturais no Rwanda.
Em 2018, o Rwanda perdeu 104 biliões de francos Rwandeses (224 milhões de dólares americanos) devido a catástrofes naturais, enquanto os danos para 2017 foram estimados em 73 milhões de dólares americanos.
-0- PANA TWA/AR/AKA/IS/MAR/IZ 03março2020