Chuvas torrenciais fazem 13 mortos em Kigali
Kigali, Rwanda (PANA) – Cerca de 13 pessoas morreram e várias outras ficaram feridas, em chuvas torrenciais de domingo último no Rwanda, anunciou segunda-feira um alto responsável ao nível do ministério rwandês dos Assuntos dos Refugiados e Gestão das Catástrofes.
As chuvas causaram inundações em grande escala e deslizamentos de terra nos bairros de Kigali, a capital rwandesa, de acordo com a fonte.
As regiões mais afetadas são Nyarugenge, Kicukiro, Gatsibo, Karongi e Rulindo.
Nos locais dos sinistros, as autoridades estão a avaliar a amplitude dos danos e assistir pessoas mais sacudidas pelas chuvas.
O queda de chuvas mais densas que a média normal causou grandes inundações na região da África Oriental, afetando assim a vida de mais dum milhão de pessoas no Sudão do Sul, no Quénia e na Somália.
Destruiu igualmente colheitas, casas e estruturas de saúde, obrigando ainda mais de 600 mil pessoas no Sudão do Sul e cerca de 279 mil na Somália a abandonarem suas casas, segundo um relatório do Centro de Aplicação e Previsão Meteorológica da IGAD (Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento), sediada no Quénia.
A Agência Meteorológica Rwandesa declarou domingo que o país recebeu um volume considerável de precipitações em 24 horas.
Desde dezembro de 2019, cerca de seis mil famílias residentes nas zonas de alto risco e húmidas do Rwanda foram evacuadas e realojadas em lugares mais seguros, segund a mesma fonte.
-0- PANA TWA/AR/BAI/IS/MAR/DD 05fev2020