Agência Panafricana de Notícias

Chuvas fortes reduzem fornecimento de eletricidade em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A central hidroelétrica de Contador, a segunda maior de São Tomé, está a funcionar a meio gás por causa de fortes chuvas que se abatatem domingo último sobre todo o território nacional destruindo o principal canal de água que alimenta a central, soube a PANA de fonte oficial.

Já começaram os trabalhos de remoção das pedras e terras, resultantes da derrocada das montanhas que destruíram cerca de sessenta metros do canal de água que abastece a central, de acordo com a fonte.

Carlos Vila Nova, ministro santomense das Obras Públicas e Recursos Naturais, numa declaração à imprensa, explicou que, face ao nível de estragos, a engenharia militar vai apoiar a reabilitação do referido canal.

Por sua vez, o ministro da Defesa e Segurança Pública, Carlos Stock, visitou o local, em compania do seu colega Vila Nova, para testemunhar o impacto negativo das primeiras chuvas que se abateram sobre no território, sobre tudo com maior intensidade no norte de São Tomé, distrito de Lemba.

Numa reunião a ser definida esta segunda-feira vão ser definidos os meios com que as Forças Armadas Santomenses irão participar nesta operação conjunta com a Empresa de Água e Electricidade (EMAE), soube a PABA da mesma fonte.

Trata-se , segundo autoridades santomenses, da maior derrocada registada nestes últimos 12 anos no arquipélago de São Tomé e Príncipe.

-0- PANA RMG/DD 01out2012