Chuvas fazem seis mortos e seis desaparecidos na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) – As intempéries marcadas por chuvas torrenciais e ventos fortes em várias regiões da Tunísia fizeram cinco mortos e seis desaparecidos, anunciou o primeiro-ministro tunisino, Hichem Mechichi.
O corpo de um motorista de táxi levado pela água no popular bairro de Sidi Hassine, perto de Túnis, foi encontrado quinta à noite por socorristas.
As precipitações, que atingiram 90 milímetros em alguns pontos, causaram a interrupção do trânsito e isolaram várias localidades.
Muitas casas e lojas foram inundadas, até mesmo na capital, Túnis, devido à vetustez das canalizações e da infraestrutura.
Durante uma visita quinta-feira à sala de operações da Protecção Civil, o primeiro-ministro considerou "inaceitável" uma tal situação sempre que chove.
Ele exortou todas as partes a assumirem as suas responsabilidades para encontrar soluções eficazes, para evitar que o país seja paralisado por fortes chuvas, e a responderem diligentemente aos pedidos de ajuda dos cidadãos.
“Já não temos o direito de ser surpreendidos pelas chuvas”, afirmou, reconhecendo o mau estado da infraestrutura que exige a reparação o mais rápido possível.
Além disso, seis marinheiros desapareceram depois no naufrágio do seu barco na costa de Mahdia, um porto no centro da Tunísia.
Segundo a Guarda Nacional Marítima, a embarcação apanhada na tempestade tinha 10 marinheiros a bordo, três dos quais foram socorridos e as buscas continuaram sexta-feira para encontrar os seus companheiros.
-0- PANA BB/JSG/MAR/IZ 11set2020