Agência Panafricana de Notícias

Chuvas destroem milhares de casas e desaloja famílias no Sudão

Cartum, Sudão (PANA) - Milhares de pessoas foram afetadas por inundações repentinas e chuvas torrenciais, nos 13 Estados do Sudão, com um balanço de centenas de casas destruídas e milhares de desalojados, segundo a Comissão Nacional de Ajuda Humanitária  (CAH), em Cartum.

Um relatório do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (ECAH) mostra que 171 mil 700 pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas e inundações repentinas registadas, no Sudão.

Citando a Comissão de Ajuda Humanitária do Governo sudanês e os seus parceiros, o ECAH declarou que um total de 22 mil 634 casas foram destruídas e 11 mil 702 danificadas.

"A maioria das pessoas afetadas precisa de abrigo de emergência e suprimentos domésticos, água, saneamento e serviços de higiene, alimentação, saúde, controlo de vetores e drenagem de água estagnada", indica o relatório do ECAH.

O relatório da situação indica que, só em Cartum, cerca de 11 mil 840 pessoas foram afetadas, "incluindo três mortes", por fortes chuvas e inundações repentinas nas regiões de Mayo, Omdurman e Ombada.

Afirmou que a ajuda humanitária de emergência e socorros de emergência eram necessárias.

-0- PANA MO/VAO/MTA/BEH/SOC/CJB/IZ 22ago2019