Agência Panafricana de Notícias

Choguel Kokalla Maiga opositor candidato às presidenciais no Mali

Bamako, Mali (PANA) - Choguel Kokalla Maiga foi designado candidato do Movimento patriótico para renovação (MPR, oposição) às eleições presidenciais cuja primeira volta está prevista para 29 de julho próximo, soube a PANA terça-feira de fonte segura em Bamako.

Engenheiro de telecomunicação, de 60 anos de idade, Maiga foi empossado pelo gabinete executivo central do MPR, partido que se assume como sendo o herdeiro de Moussa Traoré, Presidente do Mali de 1968 a 1991.

O movimento sempre reivindicou a sua aproximação com Moussa Traoré derrubado por uma revolta popular sancionada por um golpe de Estado a 26 de março de 1991 que consagra o advento da democracia ao Mali.

Choguel Kokalla Maiga, originário do norte do Mali ocupou o cargo de ministro da Indústria e Comércio de 2002 a 2007 sob o regime do chefe de Estado Amadou Toumani Touré (2002-2012), vítima também dum golpe de Estado a 22 de março de 2012, a cerca de dois meses do fim do seu segundo mandato.

Foi nomeado em 2013 pelo Presidente cessante do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, ministro da Economia Digital e Comunicação no Governo do atual primeiro-ministro, Modibo Keita Presidente cessante, Ibrahim Boubacar Keita, eleito em 2013, no Governo do primeiro-ministro Modibo Keita.

Cessou estas funções em 2017 mesmo se o seu partido se assume ainda como sendo da maioria presidencial.

-0- PANA GT/TBM/MAR/DD 05junho2018