Choguel Kokalla Maiga nomeado novo primeiro-ministro do Mali
Bamako, Mali (PANA) - O presidente do Comité Estratégico do Movimento 5 de Junho, Coligação das Forças Patrióticas (M5-RFP, sigla em inglês), Choguel Kokala Maïga, foi nomeado primeiro-ministro do Mali, de acordo com um decreto assinado pelo Presidente de Transição, o chefe do Estado, o coronel Assimi Goita, soube a PANA de uma fonte oficial.
Muito pressentido há vários dias, depois dos eventos da segunda-feira, 24 de maio último, o novo primeiro-ministro deve iniciar amplas consultas com as forças vivas a fim de formar um Governo inclusivo.
Esta nomeação é também uma resposta positiva a uma das recomendações (nomeação de um primeiro-ministro civil) feitas pela Cimeira Extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) realizada no último domingo em Accra (Gana) sobre a situação no Mali.
Também é uma destas exigências a suspensão do Mali das instituições da CEDEAO.
De 63 anos de idade, Choguel Kokalla Maiga é engenheiro de telecomunicações e presidente do partido Movimento Patriótico pela Renovação (MPR), que alinha com ideias do ex-Presidente do Mali, Moussa Traoré.
Candidato às eleições presidenciais de 2002, onde obteve 2,73 por cento dos votos na primeira volta, foi nomeado ministro da Indústria e Comércio, de 2002 a 2007, na época do então Presidente Amadou Toumani Touré.
De janeiro de 2015 a julho de 2016, ele serviu no Governo liderado pelo então Presidente Ibrahim Boubacar Kéita, como ministro da Economia Digital, Informação e Comunicação e porta-voz do Governo.
Em julho de 2020, o Movimento do 05 Junho Coligação das Forças Patrióticas (M5-RFP), do qual é um dos líderes, Maiga organizou manifestações para exigir a demissão do Presidente Ibrahim Boubacar Keïta acusado de "má gestão da crise no Mali e de má governação."
Graças ao seu engajamento e à sua liderança, ele passou à frente do Comité Estratégico do M5-RFP até à sua nomeação como primeiro-ministro.
-0- PANA GT/IS/MAR/DD 01junho2021