Agência Panafricana de Notícias

Chipre impede avião líbio de atravessar seu espaço aéreo

Tripoli, Líbia (PANA) - As autoridades cipriotas impediram um avião da companhia líbia "Afriqiyah Airways," proveniente do aeroporto internacional Lebrag, de atravessar o seu espaço, em aplicação das diretivas das autoridades aeroportuárias europeias, anunciou-se sábado em Tripoli.

O aparelho foi obrigado a voltar para aterrar no aeroporto internacional de Lebrag, enquanto se dirigia para o aeroporto de Istambul na Turquia, afirmou o porta-voz da "Afriqiyah Airways", Mazen Abdel Aal, numa declaração este fim de semana à imprensa.

Abdel Aal explicou que as autoridades cipriotas decidiram aplicar a decisão da União Europeia (UE) que proibiu a circulação dos aviões líbios no espaço aéreo europeu e de já não contornar esta medida depois de permitir aviões passarem no quadro dum acordo com a companhia aérea líbia.

O porta-voz da companhia acrescentou que a proibição não envolve os dois aviões que serão fretados pela companhia junto da Geórgia, que partirão diretamente dos aeroportos de Misrata (leste) e de Maitigua em Tripoli em direção à Turquia sem passar pelo espaço aéreo de Chipre.

A União Europeia decidiu impedir os aviões de todas as companhias aéreas líbias de voar no espaço aéreo europeu na sequência da atualização da lista dos países proibidos no espaço aéreo europeu pela segurança da aviação europeia em dezembro último.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 11jan2015