Agência Panafricana de Notícias

China reforça cooperação com Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O ministro adjunto dos Negócios Estrangeiros da China, Zhai Jun, iniciou segunda-feira uma visita de trabalho de dois Cabo Verde para aprofundar as relações bilaterais e debater questões internacionais e regionais de interesse comum entre o seu país e o arquipélago, soube a PANA de fonte oficial.
A deslocação de Zhai Jun a Cabo Verde inscreve-se num périplo que o governante chinês está a efectuar por cinco países africanos - África do Sul, Lesoto, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Mauritânia.
A agenda da visita inclui a questão da reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e o diálogo África-China.
Fonte diplomática cabo-verdiana afirmou que a segurança cooperativa, a situação e evolução previsível da cooperação técnica e financeira governamental, a cooperação económica serão outros temas em discussão durante a visita.
Na semana passada, o embaixador da China em Cabo Verde garantiu que a cooperação bilateral existente em vários domínios vai ser alargada, estando em estudo a construção, de raiz, dum novo estádio nacional para a prática de várias modalidades desportivas.
A cooperação entre Cabo Verde e a China, que remonta ao período da independência do arquipélago em 1975, tem-se traduzido em várias acções concretas, abrangendo nomeadamente a construção de diversas infraestruturas e apoios em diversos domínios.
No domínio da saúde, a China está a proceder à ampliação do Centro de Consultas Médicas e da Maternidade do Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, e tem uma equipa de oito médicos no arquipélago.
A nível da educação, a China está a concluir as obras de duas escolas no interior da ilha de Santiago e em Agosto último 25 alunos cabo- verdianos partiram para Pequim com bolsas de estudo do Governo chinês para continuar os seus estudos.
A China apoia também o sector das pescas.
No Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas em São Vicente está uma equipa de três especialistas a trabalhar no desenvolvimento dum plano estratégico para a implementação da aquacultura e piscicultura em Cabo Verde.
O Governo de Pequim também acolheu favoravelmente a proposta das autoridades cabo-verdianas de transformar o arquipélago numa das plataformas da China para a conquista do mercado africano.