China reabilita cidade de São Tomé
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A engenharia civil chinesa iniciou as obras de reabilitação de todas as redes de esgotos, no centro da cidade de São Tomé, e a consequente pavimentação das estradas que no final de nove meses vão devolver uma melhor imagem à capital do arquipélago, soube-se de fonte oficial
No meio de uma chuva copiosa que se abateu sobre o território são-tomense, esta sexta-feira, que em pouco alagou a cidade, o primeiro-ministro Jorge Bom Jesus lançou a primeira pedra para a reabilitação da rede de esgotos.
Na ocasião, recordou que Água Grande, distrito que alberga a cidade de São Tomé, "já foi a mais bonita de África" e que "torna necessário devolver-lhe uma nova imagem e o seu estatuto”.
Ladeado de vários populares, o governante referiu que o país ”já tem pistas de mudança", tendo referido que os meses foram de preparação dos dossiês e engajamento dos parceiros internacionais sobretudo a China.
Com financiamento chinês, a engenharia civil chinesa avança para concretizar projetos de sonho de longa data, segundo Jorge Bom Jesus.
Para além das obras de reabilitação das redes de esgotos, os trabalhos que serão concluídos no final de nove meses contemplam a reabilitação e colocação de toda a rede de comunicação em betão betuminoso.
José Maria, presidente da Câmara Distrital de Água Grande, recordou ao Presidente as condições atuais da capital que, quando chove, as condições de circulação de pessoas e bens ficam bloqueadas, porque apenas 20 por cento dos esgotos estão a funcionar”.
A cidade de São Tomé há muito que clamava por uma intervenção urgente, degradou-se com a falta de dinheiro, saneamento do meio e manutenção apoiada pelo advento de novos hábitos e costumes, decorrente do crescimento da população.
-0- PANA RMG/IZ 13dez2019