Agência Panafricana de Notícias

China quer maior e melhor integração da comunidade chinesa em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O embaixador cessante da República Popular da China em Cabo Verde, Li Chunhua, disse segunda-feira, na cidade da Praia, deixar o país com o desejo de uma maior e melhor integração da comunidade chinesa na sociedade cabo-verdiana, apurou a PANA de fonte diplomática.

“É verdade que recentemente recebemos muitas queixas da nossa comunidade”, afirmou o diplomata após se despedir do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves.

Li Chunhua confirmou que “há muitos casos de assaltos e agressões físicas” perpetrados contra comerciantes chineses que labutam no arquipélago cabo-verdiano.

“Quando recebemos essas informações, os serviços da nossa Embaixada entraram em contacto com as autoridades policiais, pedindo a quem de direito para tomar medidas adequadas”, afirmou o diplomata que considera, no entanto, que a comunidade chinesa “tem conseguido viver e trabalhar tranquilamente” em Cabo Verde.

Li Chunhua, que termina uma missão de três anos no arquipélago, considera que a cooperação entre Cabo Verde e a China tem excelentes perspetivas e que ficam por concretizar importantes projetos como a remodelação do Palácio Presidencial e a construção de um estádio nacional.

O diplomata, que será substituído no cargo pelo embaixador Su Txian, anunciou que, no primeiro semestre de 2013, haverá uma segunda reunião da Comissão Conjunta China-Cabo Verde.

“Será o momento em que as duas partes vão trocar opiniões sobre como aprofundar a cooperação bilaterai”, precisou Li Chunhua.

-0- PANA CS/DD 23out2012