China pronta para apoiar industrialização no Burkina Faso, diz embaixador
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A República Popular da China está pronta para apoiar o processo de industrialização do Burkina Faso, declarou domingo o seu embaixador no Burkina Faso, Li Jian.
"A China é e será sempre um parceiro fiável e um forte apoio ao desenvolvimento económico e social do Burkina Faso. Estamos dispostos a apoiar o processo de industrialização e modernização do Burkina Faso com o nosso capital, tecnologias e know-how", declarou Jian durante um jantar por ocasião do primeiro aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
Segundo ele, a amizade sino-burkinabe é "irreversível e indestrutível" e deve superar todas as dificuldades e resistir a todos os rumores e perturbações.
Congratulou-se com o crescimento do comércio entre os dois países, após um ano de cooperação, destacando que o seu país já havia concedido a Burkina Faso uma isenção alfandegária de 97 por cento para produtos burkinabes.
Acrescentou que os produtos locais, como algodão, gergelim e manteiga de Karité beneficiam do acesso fácil ao mercado chinês.
O diplomata chinês também indicou que, em 2018, o volume das trocas comerciais entre os dois países atingiu 318 milhões de dólares, ou seja um aumento de 56 por cento, enquanto as exportações de produtos burkinabes para a China multiplicaram-se por 3,6, cifrando-se em até 100 milhões de dólares americanos.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores do Burkina Faso, Alpha Barry, disse que muitos acordos foram assinados em várias áreas entre os dois países.
Felicitou os parceiros chineses que cumpriram seus compromissos iniciais.
-0- PANA TNDD/JSG/CJB/DD 27maio2019