Agência Panafricana de Notícias

China oferece vistos gratuitos para Burundeses

Bujumbura, Burundi (PANA) - O Burundi e a China acabam de assinar um acordo relativo à gratuidade do visto para os seus cidadãos num ou noutro país, anuncia um comunicado do Ministério burundês das Relações Externas e Cooperação Internacional divulgado quinta-feira em Bujumbura.

Nos termos do acordo assinado quarta-feira pelo ministro burundês das Relações Externas e Cooperação Internacional, Laurent Kavakure, e pelo embaixador de China no Burundi, Yu Xu Zhong, os detentores de passaportes diplomáticos e de serviço estão por seu turno isentos de vistos.

Para além disso, a China aceitou alargar o número de produtos burundeses que já beneficiam de isenção fiscal na exportação para o mercado chinês.

No plano político, o ministro Kavakure e o embaixador de China rubricaram no mesmo dia um outro documento relativo a uma doação de lotes de materiais de cinco milhões de Yuans, ou mais de 800 mil dólares americanos.

Estes acordos vêm concretizar algumas recomendações da 12ª comissão mista sino-burundesa organizada em Beijing, de 22 a 26 de julho de 2014, precisa o comunicado.

O Presidente burundês, Pierre Nkurunziza, efetuou igualmente uma visita de Estado à China de 15 a 19 de agosto último.

-0- PANA FB/JSG/MAR/IZ 28ago2014