Agência Panafricana de Notícias

China oferece ao Mali termómetros infravermelhos para prevenção de vírus de Ébola

Bamako, Mali (PANA) – A Embaixada da China no Mali doou ao Ministério maliano da Saúde 185 termómetros infravermelhos avaliados em mais de nove milhões de francos CFA (17 mil dólares americanos) no quadro do reforço dos dispositivos de prevenção da epidemia de Ébola neste país da África Ocidental, soube a PANA esta sexta-feira de fonte oficial.

Os termómetros infravermelhos são uma das numerosas medidas preventivas face à progressão da doença do vírus do Ébola.

Há algumas semanas, uma empresa chinesa dotou o Ministério da Saúde e Higiene Pública de equipamentos de proteção.

Desde que o foco do vírus do Ébola foi identificado na Guiné Conakry, em março de 2014, a China está a acompanhar de perto a evolução da epidemia, declarou o embaixador da China no Mali, Cao Zhongming, sublinhando que os desenvolvimentos recentes da doença sublinharam a necessidade urgente de material de prevenção.

Ele anunciou, também, que nos próximos dias o seu país vai conceder ao Mali 400 milhões de francos CFA (774 mil dólares americanos) para reforçar a prevenção.

Esta promessa foi feita durante a recente visita do Presidente maliano, Ibrahima Boubacar Kéita, à China.

Por seu lado, o ministro maliano da Saúde e Higiene Pública, Ousmane Koné, afirmou que os materiais recebidos serão de grande utilidade para despistar as pessoas cuja temperatura ultrapassa 38 graus, que é um dos sintomas da doença do vírus do Ébola.

« Estes equipamentos vão permitir-nos consolidar os esforços empreendidos nas nossas fronteiras », disse o ministro da Saúde e Higiene Pública do Mali.

-0- PANA GT/BEH/FK/TON 26 set 2014