Agência Panafricana de Notícias

China oferece a Cabo Verde dois navios para reforçar segurança marítima

Praia, Cabo Verde (PANA) – Dois navios patrulha oferecidos pelo Governo da República Popular da China a Cabo Verde para reforçar a sua capacidade em termos da segurança marítima chegam em março próximo ao porto da Praia, soube a PANA, sexta-feira, na capital cabo-verdiana de fonte diplomática.

A chegada das duas unidades que vão reforçar a capacidade da Guarda Costeira cabo-verdiana na fiscalização e vigilância das águas territoriais e no combate às práticas ilegais na zona económica exclusiva do arquipélago foi anunciada pelo embaixador da China em Cabo Verde, Su Jian, que termina este mês a sua missão no país.

O diplomata anunciou ainda que, além das duas embarcações novas e com equipamentos modernos e de alta tecnologia, chegarão também, nessa altura, equipamentos para criação de quatro ginásios modernos, montagem de uma pequena fábrica de produção de fardamentos para as Forças Armadas, equipamentos informáticos e de escritórios.

Su Jian defende que “a construção de uma unidade de produção de fardamentos para as Forças Armadas vai ajudar o país na diminuição das despesas militares”, uma vez que ela passa a poder produzir os seus próprios fardamentos.

O diplomata recordou que estes donativos inserem-se no âmbito da cooperação militar entre a China e Cabo Verde, com base num protocolo assinado em maio de 2012, avaliado em 50 milhões de dólares americanos.

-0- PANA CS/TON 20fevereiro2015