China moderniza aeroporto internacional de São Tomé
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A China vai modernizar e ampliar o aeroporto internacional de São Tomé, nos termos de um acordo assinado com o Governo são-tomense, apurou a PANA na capital do arquipélago.
O embaixador da China, em São Tomé e Príncipe, Wang Wei, classificou o acordo como a "concretização de um velho sonho dos dois países", depois do reatamento das relações diplomáticas entre si.
O diplomata justificou que a materialização deste projeto só aconteceu, em 2020, devido às mudanças políticas registadas, no arquipélago.
O montante do investimento bem como a empresa que irá executar a obra serão conhecidas brevemente, anunciaram as autoridades.
A modernização passa pela ampliação do terminal de passageiros (embarque e desembarque) e de cargas, sala do sistema de navegação, torre de controlo, sistema de iluminação e ampliação da pista, entre outras
Osvaldo Abreu, ministro das Obras Públicas e Infraestruturas, disse que a infraestrutura aeroportuária em São Tomé constitui um entrave ao desenvolvimento do arquipélago.
“A dimensão da nossa pista não nos permite receber aeronaves de grande porte", frisou o dirigente.
Segundo Osvaldo Abreu, o turismo beneficiará das vantagens da nova infraestrutura aeroportuária e permitirá ao país sair da lista negra da aviação civil internacional.
A modernização do aeroporto de São Tomé faz parte do pacote de projetos estruturantes da China, no arquipélago são-tomense.
-0- PANA RMG/IZ 21fev2020