China instala equipamentos de segurança no aeroporto internacional de Banjul
Banjul, Gâmbia (PANA) – A China instalará equipamentos de inspeção e de segurança no aeroporto internacional de Banjul, anunciaram quarta-feira fontes oficiais.
Um acordo sobre esta matéria foi assinado quinta-feira em Banjul pelo ministro gambiano dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Gambianos no Estrangeiro, Mamadou Tangara, e pelo embaixador da República Popular da China, Jianchun.
No quadro deste acordo, a China enviará peritos técnicos à Gâmbia para instalar o material, garantir a sua operacionalidade e oferecer uma assistência técnica.
Os custos do equipamento serão cobertos pela subvenção do Acordo de Cooperação Económica e Técnica sob forma de assistência gratuita entre os dois Governos.
No quadro deste mesmo acordo, a Gâmbia enviará à China um pessoal para ser formado por peritos chineses.
Tomando a palavra durante a cerimónia da assinatura deste acordo, Tangara agradeceu ao Governo chinês, em nome do Presidente gambiano, Adama Barrow.
Sublinhou a importância da segurança, reafirmando que esta "é primordial para o desenvolvimento de qualquer país".
Acrescentou que a Gâmbia vai acolher a conferência da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) em 2021 daí que, frisou, seja necessária a segurança no aeroporto.
O chefe da diplomacia gambiana renovou o compromisso da Gâmbia de reforçar as suas relações e a sua cooperação com a China.
Por sua vez, o diploma chinês exprimiu a sua alegria e garantiu que as relações entre os dois países se vão reforçar cada vez mais.
Informou que o material em apreço chegará em março de 2020.
-0- PANA MSS/VAO/ASA/BEH/SOC/FK/DD 19set2019