Agência Panafricana de Notícias

China financia plano de desenvolvimento sustentável e paz no Mali

Bamako, Mali (PANA) - A China vai conceder ao Mali uma ajuda suplementar de cerca de 32 biliões de francos CFA (um dólar equivale a cerca de 511 francos CFA) para ajudar este país a manter a paz e a realizar o seu plano de relançamento sustentável, soube-se quinta-feira no termo de uma audiência concedida pelo primeiro-ministro maliano, Diango Cissoko, ao embaixador da China no Mali, Cao Zhangming.

Esta ajuda concedida para o de 2013 é composta por doações de 27 biliões e 900 milhões de francos CFA e quatro biliões de francos de empréstimos sem juro, destinando-se a projetos decididos entre as duas partes e à ajuda humanitária.

O diplomata chinês indicou que o seu país iria apoiar o Mali na unificação nacional, no restabelecimento da integridade territorial e no seu desenvolvimento.

O Mali e a China mantêm frutuosas relações de cooperação desde os primeiros anos da independência maliana em 1960.

A ajuda financeira chinesa ao Mali permitiu recentemente a construção de infraestruturas como o Centro Internacional de Conferências de Bamako (CICB), o Estádio de 26 de Março, uma terceira ponte em Bamako, o Memorial Modibo Keita, três estádios em San, Koutiala e Bougouni, Casas da Mulher e Criança em Bamako e duas escolas rurais em Sévaré, na província de Mopti, e em M'Pessoba, na província de Sikasso.

-0- PANA GT/JSG/IBA/MAR/IZ 17maio2013