Agência Panafricana de Notícias

China financia construção de fibra ótica no Níger

Niamey, Níger (PANA) – A China vai financiar com 49,5 biliões de francos CFA (cerca de 100 milhões de dólares americanos) o projeto de construção da fibra ótica e dos serviços de telecomunicações no Níger, segundo um acordo assinado esta semana em Niamey, capital do país.

O documento foi assinado pelo ministro de Estado do Plano, Ordenamento Territorial e Desenvolvimento Comunitário, Amadou Boubacar Cissé, e pelo embaixador chinês, Shi Hu.

Este financiamento inscreve-se no quadro da implementação do Plano de Desenvolvimento Económico e Social (PDES 2012-2015), nomeadamente na componente do programa de desenvolvimento das infraestruturas, aplicação e conteúdos digitais.

Ele vai permitir o prolongamento da rede "backbone national" em fibra ótica e a garantia da segurança de conexão para as ligações internacionais.

O projeto vai permitir também satisfazer as necessidades da Sociedade Nigerina de Telecomunicações (SONITEL) de banda larga de qualidade, para todas as localidades atraversadas pelo sistema.

Colocará à disposição dos operadores telecoms e não telecoms do país as capacidades de banda larga de qualidade e criará empregos pelas atividades de alta intensidade de mão-de-obra durante o período de construção da rede.

Segundo o diplomata chinês, o desenvolvimento das telecomunicações no Níger é desequilibrado, pois o país apenas possui 418 quilómetros de fribra ótica essencialmente concentrada nos arredores da capital.

"Os operadores das telecomunicações oferecem serviços através de estações de micro-onda ou de satélites alugados. Deste modo, o preço das telecomunicações continua ainda elevado, impedindo assim as regiões rurais de beneficiar de facilidades de telecomunicações", sublinhou.

Por outro lado, ele indicou que o projeto integra 100 estações básicas de CDMA EVDO, 2.275 km de backbone em fibra ótica e 50 mil linhas de redes ADSL.

"Uma vez construído, este projeto vai permitir ao Níger sair dos países sem backbone em fibra ótica, realizar um grande desenvolvimento das telecomunicações e aumentar o seu nível de informatização, dando assim um novo impulso à economia nacional", congratulou-se.

-0- PANA SA/JSG/CJB/IZ 16dez2013