Agência Panafricana de Notícias

China entrega Estádio Nacional construído em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O embaixador da China em Cabo Verde, Su Jian, entrega esta sexta-feira, de maneira simbólica, ao Governo de Cabo Verde, as chaves do Estádio Nacional, construído, na cidade da Praia, por técnicos chineses no âmbito da cooperação entre os dois países, apurou a PANA na capital cabo-verdiana de fonte oficial.

Através deste ato, a ser marcado pela assinatura do certificado de entrega e receção da obra pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, José Luís Rocha, e pelo embaixador da China, o processo da construção, iniciada há cerca de três anos, da maior infraestrutura desportiva do país fica concluído.

o Estádio Nacional, construída na localidade de Monte Vaca, nos arredores da capital cabo-verdiana, Praia, ocupa uma área de 11 mil e.530 metros quadrados e está equipado com uma relva sintética, autorizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Com capacidade para 15 mil assentos, dos quais cinco mil cobertos, a infraestrutura está equipada com um posto de iluminação e 80 câmaras com capacidade para alcançar 300 a 500 metros dos acontecimentos em redor.

O estádio tem balneários, uma cabina de imprensa, um salão para fisioterapia, espaços apropriados para a polícia, bombeiros e médicos, bem como para outros agentes desportivos.

A infraestrutura dispõe ainda de um espaço externo para a prática das disciplinas de atletismo como lançamento de dardo, salto em comprimento e altura, entre outras funções.

O relvado está circundado pela pista de tartan (já totalmente implantado), para oito corredores, habilitada para receber diversas provas e disciplinas como o salto em altura, o triplo e o lançamento de peso.

Durante a sua visita às instalações a 12 do corrente, o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, apontou o Estádio Nacional como o início da construção de uma grande Cidade Desportiva na ilha de Santiago.

José Maria Neves lançou esta nova perspetiva para o desporto cabo-verdiano, sublinhando que a construção da cidade desportiva albergará a edificação de um polidesportivo moderno, a instalação do centro de estágios e a criação de condições para o desenvolvimento dos desportos náuticos.

“Temos de desenvolver os desportos náuticos em todas as modalidades possíveis, porque nós somos um arquipélago e temos grandes potencialidades no domínio deste desporto”, referiu o primeiro-ministro que aponta o dia 05 de julho de 2014, como data da inauguração oficial do Estádio Nacional, no âmbito das comemorações do 39º aniversário da independência de Cabo Verde.

-0- PANA CS/DD 22nov2013







.