Agência Panafricana de Notícias

China engaja-se a apoiar vários projetos de desenvolvimento no Mali

Bamako, Mali (PANA) - A China compromete-se a assumir "vários projetos de desenvolvimento do Mali, nomeadamente a realização da central solar de Kati avaliado em 82 biliões de francos CFA (mais de 150 mil dólares americanos.

Um dólar equivale a cerca de conclusão dos trabalhos das infraestruturas da Universidade do Mali em Kabala (subúrbio sudoeste de Bamako) e à realização do projeto Mali-Digital 2020,

O anuncio o triplo atentado-suicida de sábado último na ilha de Koulfoua, situada do lado tchadiano do Lago Tchad, esta segunda-feira, o diário nacional maliano "L´Essor" que informa sobre a sessão de trabalho organizada quinta-feira entre o Presidente maliano, Ibrahima Keita, e o seu homólogo chinês, XI Jinping, à margem da cimeira África-China em Joanesburgo, na África do Sul.

O encontro versou igualmente sobre a conclusão das obras de construção da universidade do Msli (Subúrbio sudoeste de Bamako), e a realização do projeto Msli-Digitali 2020, anunciou o diário maliano o L' ESSOR, que balanceia a sessão de trabalho realizada pelo chefe de Estado maliano, por está ocasião.

O Presidente chinês anunciou, além disso, uma doação de cinco biliões de francos CFA a favor do desenvolvimento da energia solar no Mali.

Num comunicado divulgado no termo da sessão de trabalho entre os dois Presidentes, o chinês congratulou-se com a organização do fórum sino-africano em África.

Disse que a cooperação com África, se reveste duma grande importância para a China, saudando os esforços do Presidente maliano a favor do reforço da cooperãção e do desenvolvimento harmonioso do Mali.

Evocando a sitaução de segurança do Mali, ele congratulou-se com a evolução positiva da aplicação do acordo de paz e de reconciliação nacional e exortou as autoridades malianas a continuarem nesta via.

Tratando das relações que o seu país entende doravante desenvolver com os seus parceiros, o Presidente chinês lembrou que as prioridades da China vão abranger cada vez mais as infraestruturas, a agricultura, o desenvolvimento humano, a formação profissional, a saúde e a segurança.

O Presidente maliano, exprimiu , além disso, a amizade e a simpatia do Mali à China, apresentando, depois, as suas condolências ao Presidente Xi Jinping pela morte dos três peritos chineses durante um ataque terrorista ocorrido a 20 de novembro corrente no hotal Radisson Blu de Bamako.

- 0 - PANA GT/BEH/MAR/DD 07dez2015