Agência Panafricana de Notícias

China empresta $ 250 milhões ao Zimbabwe para central eléctrica

Harare- Zimbabwe (PANA) -- A Empresa Nacional de Electricidade do Zimbabwe (ZESA) obteve um empréstimo de 250 milhões de dólares americanos do Banco Importação/Exportação (EXIMBANK) da China para aumentar a produção em energia eléctrica no país, soube a PANA terça-feira em Harare.
O director executivo da ZESA, Ben Rafemoyo, indicou que o empréstimo vai permitir o financiamento do aumento da central hidroeléctrica de Kariba situada no rio Zambeze, na fronteira com a Zâmbia.
Ele explicou que o projecto vai aumentar 300 megawatts à capacidade actual de 750 megawatts e reduzirá o racionamento da electricidade através do país.
O Zimbabwe apenas produz actualmente 65 porcento das suas necessidades em energia eléctrica e importa a diferença dos países vizinhos.
A procura estima-se em mil e 500 megawatts, enquanto a produção actual não ultrapassa os mil megawatts.
A empresa de electricidade anuncia que encara igualmente assinar, durante este mês, um acordo de financiamento com o Botswana para que este país renove a central térmica de Bulawayo, actualmente inoperante no sudoeste de Harare.
Nos termos dos trabalhos de renovação da central de Bulawayo, segunda maior cidade do Zimbabwe, esta central vai beneficiar, em troca, de 40 porcento da energia produzida, segundo os termos do acordo.
O custo do projecto estimou-se em 15 milhões de dólares americanos.