Agência Panafricana de Notícias

China doa mais de $ 769 mil ao Mali para reforçar prevenção contra vírus de Ébola

Bamako, Mali (PANA) – A China doou 400 milhões de francos CFA (769 mil dólares americanos) ao Mali para reforçar a sua capacidade de prevenção contra a doença do vírus do Ébola, soube a PANA de fontes oficiais durante a cerimónia de assinatura do documento relativo à ajuda em material de emergência.

Este apoio de emergência faz parte dum pacote de ajudas multiformes de 16 biliões de francos CFA (30 milhões e 765 mil dólares americanos) anunciado pelo Presidente chinês, Xi Jinping, há 10 dias a favor dos países afetados pela epidemia do Ébola e dos Estados vizinhos como o Mali.

Segundo o embaixador da China no Mali, Cao Zhongming, após o surgimento da epidemia de Ébola na África Ocidental a China foi um dos primeiros países a assistir os países afetados ao oferecer-lhes ajudas de emergência em material e enviar peritos sanitários, bem como montar laboratórios ambulantes.

O Mali está isenta, até agora, de casos do vírus do Ébola.

O documento de troca de cartas sobre a ajuda da China foi rubricado pelo ministro maliano da Saúde e Higiene Pública, Ousmane Koné, e pelo embaixador da China no Mali, Cao Zhongming.

-0- PANA GT/IS/FK/TON 30set2014