Agência Panafricana de Notícias

China doa 545 mil euros a Cabo Verde para equipamentos de comunicação social

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo da China ofereceu, quarta-feira, na cidade da Praia, um conjunto de equipamentos informáticos, no valor de cerca de 60 mil contos, destinados ao setor de comunicação social e às universidades com formação na área do jornalismo em Cabo Verde, apurou a PANA de fonte segura.

Entregue pelo embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, o donativo consiste em 100 câmaras digitais, 100 gravadores, 250 computadores, 200 portáteis, 50 discos externos, 80 impressoras de lazer, 50 UPS, 60 scanners, 30 fotocopiadora, 20 televisão plasma, 20 telemóveis e 10 tabletes, desitinados aos órgãos de comunicação social, públicos e privados, mas também às instituições ligadas ao setor para se suprir lacunas existentes.

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Démis Lobo Almeida, titutar da Comunicação Social, agradeceu à China esta doação, "resultado de conversas mantidas sobre os desafios do setor".

Por isso, ele considera que o donativo “é estrutural porque irá permitir concluir alguns projetos importantes” na sequência da reestruturação do setor público da comunicação social.

Démis Lobo, que deixa o cargo na próxima semana, na sequência da derrota do partido governamental (PAICV), nas eleições de 20 de março último, mencionou o caso da Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress) que vai ser dotada da vertente vídeo/áudio, o que, segundo ele, lhe vai permitir dar “um passo muito importante” no sentido da consolidação do programa do Governo cessante no setor de comunicação social.

“Há desafios que ficam e gostaria que a China continuasse a dar uma atenção especial ao setor da comunicação social, que é uma área fundamental na afirmação do nosso Estado do Direito, das nossas liberdades e na afirmação do desenvolvimento social do nosso país”, solicitou.

Por sua vez, Du Xiaocong manifestou-se de acordo com Démis Lobo, salientando que a China está disposta a reforçar o intercâmbio e a colaboração e promover as relações de amizade entre os dois países.

O diplomata chinês disse esperar que esta oferta possa ajudar Cabo Verde a desenvolver os meios da comunicação social.

“O Governo de Cabo Verde dá muita atenção ao desenvolvimento dos meios da comunicação social, que desempenham um papel insubstituível na estabilidade da política deste arquipélago, no desenvolvimento económico e harmonioso da sociedade, na promoção da cultura e na orientação de opiniões públicas do país”, precisou Du Xiaocong.

-0- PANA CS/DD 14abril2016