Agência Panafricana de Notícias

China doa $ 11 milhões ao Senegal para infra-estruturas

Dakar- Senegal (PANA) -- A China e o Senegal assinaram quinta-feira um acordo de cooperação técnica e económica num montante de 80 milhões de Yan renmimbi (mais de 11 milhões de dólares americanos) para a reabilitação de 11 estádios regionais, soube-se de fonte oficial.
O mesmo financiamento permitirá a construção dum museu das civilizações negras, do Grande Teatro Nacional do Senegal e dum hospital pediátrico em Pikine, subúrbio de Dakar, de acordo com a mesma fonte.
O acordo de financiamento, não reembolsável, foi rubricado pelo ministro de Estado, ministro senegalês da Economia e Finanças, Abdoulaye Diop, e pelo embaixador da China no Senegal, Lu Shaye.
Este novo fundo eleva para 390 milhões de yuans, ou cerca de 57 milhões de dólares americanos, a contribuição da China para a realização destes quatro projectos de equipamentos e infra-estruturas que se inscrevem no quadro do programa destinado à juventude e à cultura no Senegal.
No quadro da sua cooperação bilateral, a China e o Senegal concluíram, em Novembro último, um acordo de ajuda não reembolsável de 70 milhões de yuans, ou seja mais de 10 milhões de dólares americanos.
Dois outros acordos quadros foram rubricados a 6 de Janeiro corrente, ao passo que outros tantos, relativos à empréstimos, foram assinados para a construção da rede nacional de segurança e da rede da renovação duma parte dum parque de autocarros.
Precedentemente, quatro subvenções respectivamente de 30, 60, 80 e 70 milhões yuans, ou seja no total mais de 35 milhões de dólares americanos, foram assinadas em Janeiro e Junho de 2006 e em Julho e Dezembro de 2007.
Segundo o embaixador da China no Senegal, o seu país vai respeitar escrupulosamente os seus compromissos de ajuda e cooperação em relação a outros países em desenvolvimento, nomeadamente africanos, apesar de ser o maior país em desenvolvimento com enormes dificuldades devidas ao choque da crise financeira e económica mundial.