Agência Panafricana de Notícias

China disponibiliza $ 21 milhões para novos programas em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – A China disponibilizará cerca de 21 milhões de dólares americanos para financiar novos programas de desenvolvimento de Cabo Verde a serem determinados na próxima reunião da Comissão Mista dos dois países, apurou a PANA quinta-feira de fonte oficial.

O anúncio deste financiamento foi feito pelo primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, durante um encontro com o seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves, realizado quarta-feira última em Beijing, a capital chinesa.

De acordo com uma fonte do Governo cabo-verdiano, do montante anunciado oito milhões e 500 mil dólares serão atribuídos como donativos ao passo que o resto será concedido sob a forma de empréstimos sem juros.

O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, que efetua, desde terça-feira última, uma visita de uma semana à China, já apresentou várias propostas que “irão agora ser apreciadas e aprovadas pelo Governo chinês".

Para além do incremento das trocas comerciais entre os dois países, o Governo de Cabo Verde quer, no âmbito dessa cooperação, acelerar um processo em curso de modernização de infraestruturas, nas áreas como o turismo, o transporte aéreo, a economia marítima, as tecnologias de informação e comunicação, as energias e o ensino superior, de acordo com a mesma fonte.

Entre as prioridades de Cabo Verde apontadas por José Maria Neves a interlocutores chineses figuram também a consolidação e a privatização das empresas públicas cabo-verdianas, os TACV (Transportes Aéreos de Cabo Verde) e a Electra (Eletricidade e Água), a construção de um porto de águas profundas e uma base logística das pescas na ilha de São Vicente, indica a fonte.

O Executivo cabo-verdiano propõe ainda a transformação dos estaleiros navais da Cabnave, na mesma ilha, numa base de apoio às frotas pesqueiras da China e internacionais que operam na região do Atlântico onde o arquipélago cabo-verdiano se localiza.

-0- PANA CS/DD 19jul2012