Agência Panafricana de Notícias

China constrói duas escolas agropastorais no Mali

Bamako- Mali (PANA) -- A China ofereceu ao Mali uma escola rural de vocação silvopastoral construída em Sévaré (norte do país) e uma outra em M'pessoba (a 375 quilómetros ao sudeste de Bamako) consagrada à agricultura, soube sexta-feira a PANA de fonte oficial.
A realização das referidas obras custou 537 milhões 900 mil francos CFA (pouco mais de um milhão de dólares americanos).
Estas estruturas contribuirão para o esforço do Governo maliano a fim de permitir a todas as crianças em idade escolar a possibilidade de acesso a uma educação de base acompanhada de formaçao profissional qualificante.
Durante o fórum de cooperação sino-africano, o Presidente chinês, Hu Jintao, reteve oito medidas visando reforcar a cooperação com o continente africano, nomeadamente, a construção de 100 escolas rurais, das quais duas no Mali.
O acto da entrega dos dois estabelecimentos foi assinado pelo ministro maliano do Alojamento, Assuntos Fundiários e Urbanismo, Salimata Fofana, e pelo embaixador da China no Mali, Zhang Guoquing.