China concede 13 milhões de euros para edifícios hospitalares em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo chinês dará uma ajuda económica e técnica a Cabo Verde, no valor de 100 milhões de renmimbi, equivalentes a mais de mil 404 milhões de escudos (cerca 13 milhões de euros), para construir edifícios hospitalares na ilha de São Vicente, apurou a PANA na cidade da Praia, de fonte segura.
O montante doado, que se destina também a financiar outros projetos, nomeadamente na área do desenvolvimento económico do arquipélago, resulta de dois acordos assinados quinta-feira última na capital cabo-verdiana, entre os dois Governos.
O fundo junta-se a uma assistência chinesa prestada a Cabo Verde desde o estabelecimento das relações de cooperação entre os dois países, há 56 anos.
O primeiro acordo rubricado visa a construção de um edifício de maternidade e de um outro de pediatria no Hospital Baptista e Sousa, na cidade do Mindelo, em São Vicente, bem como fornecimentos de mobiliários, materiais e equipamento médicos e hospitalares.
Ao proceder a assinatura dos documentos com embaixador da República Popular da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, o ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Rui Figueiredo, explicou à imprensa que o segundo acordo está ainda em aberto.
O montante acordado, prosseguiu, além de financiar a construção da maternidade e da ala da pediatria, irá ser canalizado também para outros projetos, a serem identificados, na área das relações económicas e empresariais.
“Integram-se em grandes projetos estruturantes que não abrigam apenas edifícios, mas também projetos de futuro muito importante, como a Zona Económica Marítima Especial em São Vicente”, precisou
"A República Popular da China tem sido um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde", destaca o chefe da diplomacia cabo-verdiana.
Por sua vez, o embaixador Du Xiaocong manifestou a disponibilidade chinesa para "reforçar" a cooperação bilateral.
"Precisamos é de reforçar ainda mais o nosso relacionamento", sublinhou o diplomata chinès.
Em Cabo Verde, a Cooperação Chinesa já financiou obras de reabilitação e construção dos palácios da Assembleia Nacional e do Governo, da Biblioteca Nacional, do Auditório Nacional, da maternidade do Hospital Dr. Agostinho Neto, ou ainda da construção do Estádio Nacional e do campus da Universidade de Cabo Verde, na cidade da Praia, devendo este último ser entregue em agosto próximo.
-0- PANA CS/DD 29jan2021